História

baixa_loja

Loja Simbólica Mestre Hiram e sua trajetória.

Em Abril de 1952, os amigos e Irmãos Nylson Nogueira e Oswaldo Gomes Deschampes, casualmente se encontram e dirigem-se ao Café e Bar Garotinho, localizado à Av. Nilo Peçanha com Av. Marechal Floriano, no Município de Nova Iguaçu/RJ, para tomarem um cafezinho. Entre um gole e outro, surge à ideia de fundarem uma Loja Maçônica em Nova Iguaçu, pois a que existia, a Loja Duque de Caxias havia abatido colunas já há alguns anos. Com esse pensamento em mente partiram para a farmácia do também Irmão Antonio Alves Gayo, a quem expuseram tais ideias e que prontamente concordou.

Posteriormente foram chamados os Irmãos Antenor Dias de Carvalho, João Ferreira, Jovelino Moreth e Nime Jorge Harbes Filho, que era proprietário da Sapataria Santa Branca, na época localizada na Av. Nilo Peçanha, nº 96, Centro, Nova Iguaçu-RJ, para o ideal de fundarem uma Loja Maçônica em Nova Iguaçu, que foi aceito e teve a adesão de todos eles.

Nesta reunião, decidiram buscar Irmãos para completarem o número legal e necessário para a Fundação da Nova Loja Maçônica. Passado alguns dias, com a adesão de novos Irmãos, oriundos da Loja Simbólica União de Iguassú, do Oriente de Nilópolis/RJ, consolidaram o número necessário de Irmãos para que a Loja fosse Fundada.

Vencidos os empecilhos e preparadas às papeladas para a Fundação da Loja Maçônica, no dia 03 de Fevereiro de 1953, ficou acertado que as reuniões seriam a principio, na sapataria do Irmão Nime Jorge Harber Filho. Em seguida decidiram escolher o nome para esta nova Loja, o Irmão Nilson Nogueira, que havia atuado como Secretário na Loja Simbólica União de Iguassú, detinha em seu poder uma relação com todas as Lojas atuantes no Brasil, nas três potências que existiam naquela época: Grande Oriente do Brasil, Grandes Lojas e Grande Oriente Unido do Brasil.

Desta relação apresentada foram selecionados dois nomes: “Vigilância” e “Mestre Hiram”. Sendo escolhido o nome “Mestre Hiram” de forma unânime.

No dia 05 de Maio de 1953, é Instalada a Augusta e Respeitável Loja Simbólica Mestre Hiram, para praticar o Rito Escocês Antigo e Aceito, com suas sessões semanais nas terças-feiras, na presença de 12(doze) Irmãos, que assinaram a sua Carta Constitutiva. Sendo os seus Fundadores os Irmãos, com os cargos a seguir:

Venerável – Antenor Dias de Carvalho;

Primeiro Vigilante – Oswaldo Gomes Deschampes;

Segundo Vigilante – João Ferreira;

Orador – Claudionor Camerino Tavares da Guia;

Secretário – Nime Jorge Harbes Filho;

Tesoureiro – Antonio Alves Gayo;

Chanceler – Antonio Reis;

Mestre de Cerimônias – Nylson Nogueira;

Hospitaleiro – Samy Genzer;

Primeiro Diácono – Augusto Monteiro;

Segundo Diácono – Jovelino Moreth;

Deputado Federal – Manoel Pires.

As reuniões aconteciam na sapataria do Irmão Nime, todas as Terças-feiras, onde após as 20 horas, a mesma se transformava na Augusta e Respeitável Loja Simbólica Mestre Hiram. Tendo suas Colunas B e J, improvisadas com caixas de sapatos empilhadas e as Colunas do Norte e do Sul, eram formadas com as cadeiras de atendimento dos clientes da sapataria.

Todas as arrumações e adaptações para o funcionamento da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Mestre Hiram, na sapataria se davam pelo profano e depois Iniciado, Irmão Nabi Miguel. Apesar de ter recebido convite naquele momento para  ingressar na Ordem Maçônica, por questões de ordem pessoal declinou do pedido, vindo a iniciar em 18 de Dezembro de 1966.

Em 29 de Setembro de 1953 a Augusta e Respeitável Loja Simbólica Mestre Hiram se transfere para uma casa na Avenida Mendonça Lima, nº 409, Centro, Nova Iguaçu/RJ, hoje Avenida Governador Amaral Peixoto. Ficando o Irmão João Ferreira, encarregado de fazer todas as adaptações para o funcionamento da Loja, este Irmão, conseguiu várias embalagens de madeira, as quais foram usadas para fazer as divisórias do Templo, com a montadora Jeep, que funcionava em um galpão onde hoje se encontra a Estação Rodoviária.

No dia 10 de Março de 1954, recebe o Breve Constitutivo, e em 18 de Maio de 1954, a Augusta e Respeitável Loja Simbólica Mestre Hiram, assina o Termo de Compromisso com o Grande Oriente do Brasil, reconhecendo o mesmo como a única Potência Maçônica Regular e Legítima, para o Simbolismo, existente no País.

Em 18 de Abril de 1955, a Augusta e Respeitável Loja Simbólica Mestre Hiram aprova seu primeiro Estatuto, sendo Registrado em 03 de Setembro de 1955.

No dia 29 de Março de 1957, é feita a doação do terreno situado a Rua Paiva Teixeira, nº 20, Centro, Nova Iguaçu/RJ, onde nos encontramos instalados até a presente data, pela Municipalidade através do Senhor Prefeito Ary Schiavo, para a Construção do Templo da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Mestre Hiram.

Em 07 de Dezembro de 1958 é lançada a Pedra Fundamental para a construção do Templo da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Mestre Hiram. No mesmo ano começaram as obras para sua Edificação, com a legalização da construção através do Processo 14.494/1958 de 09 de Dezembro de 1958.

Sendo autorizado pelo Grão Mestre Geral da Ordem, Soberano Irmão Cyro Werneck de Souza e Silva, pela Prancha 2.466/58, em 15 de Dezembro de 1958, autoriza o levantamento de fundos para Construção do Templo, uma verdadeira odisseia se inicia, pois são feitas, rifas, bingos, doações, cotas extras e o Tronco Pró-construção.

Com parte da obra de Construção do Templo concluída, pela ajuda financeira e participações direta dos Irmãos, no dia 09 de Março de 1960, é Sagrado e inaugurado, em Sessão Magna Branca o Templo da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Mestre Hiram, na Rua Paiva Teixeira, nº 20, Centro, Nova Iguaçu/RJ. Sendo a edificação legalizada pelo Processo 1.339/59, conforme despacho do Senhor Prefeito Sebastião de Arruda Negreiros, em 16 de Março de 1960.

Em 06 de Janeiro de 1969, pelo então Governador Fluminense Geremias de Mattos Fontes, através do Decreto Estadual nº 13.807, cria-se a Escola Estadual Mestre Hiram, começando suas atividades letivas no mesmo ano.

Pelo Ato nº 3.057 de 30 de Abril de 1970, do Grão Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil, Soberano Irmão Moacyr Arbex Dinamarco, é concedido o título de Benfeitora da Ordem, por manter por 01 (um) ano, gratuitamente uma Escola, sendo reconhecida como AUGUSTA RESPEITÁVEL E BENFEITORA LOJA SIMBÓLICA MESTRE HIRAM.

Em 29 de Abril de 1975, pelo Ato nº 3.992, do Grão Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil, Soberano Irmão Osmane Vieira de Resende, é concedido o título de Grande Benfeitora da Ordem, por manter por 05 (cinco) anos, gratuitamente uma Escola com número superior a 200 (duzentos) alunos, sendo reconhecida como AUGUSTA RESPEITÁVEL E GRANDE BENFEITORA LOJA SIMBÓLICA MESTRE HIRAM.

No dia 30 de Junho de 1971, após mais de 13 (treze) anos de muitas batalhas em prol da Nossa Loja, chega ao fim às obras de Construção do Templo, em ato contínuo é extinto o Tronco Pró-construção.

Recordamos que várias Lojas funcionaram no Templo da Augusta Respeitável e Grande Benfeitora Loja Simbólica Mestre Hiram, durante alguns anos, dentre elas: Loja Simbólica Deodoro da Fonseca; Loja Simbólica Monte Líbano; Augusta Loja de Perfeição Mestre Hiram, que recebe e inicia os Irmãos do Grau 04 ao Grau 14 e o Sublime Capítulo Rosa Cruz Mestre Hiram, que recebe e inicia os Irmãos do Grau 15 ao Grau 18.

Durante muitos anos existiu o Grupo das Acácias, composto pelas cunhadas dos Irmãos ativos da Loja. Grupo este organizado com a finalidade de promover a integração das famílias, além de executar trabalhos sócios culturais na comunidade, prestando serviços e arrecadando fundos em suas promoções, destinados a creches, escolas, hospitais, asilos e beneficência de uma forma geral.

Até os dias atuais mantemos os Lowtons, que são as crianças com idade entre 07 (sete) e 17 (dezessete) anos, filho de Maçom ou tutelado, do sexo masculino, adotado por Nossa Loja, através de um Ritual de Iniciação.

Pela Lei nº 567, de 22 de Dezembro de 1981 o Senhor Prefeito João Ruy de Queiroz Pinheiro, concede a perpetuidade da área designada pelo 7.427, da Quadra A, do Cemitério Municipal de Nova Iguaçu, para a construção do Mausoléu da Augusta Respeitável e Grande Benfeitora Loja Simbólica Mestre Hiram.

Pelo Ato 756 de 24 de Novembro de 1989, do Grão Mestre do Grande Oriente do Estado do Rio de Janeiro, Eminente Irmão José Domingues Teixeira Neto, é instalado por 24 (vinte e quatro horas) na Augusta e Respeitável e Grande Benfeitora Loja Simbólica Mestre Hiram, nº 1.427, a Sede do Grão Mestrado da Maçonaria Fluminense.

No dia 22 de Abril de 1998, recebe Moção de Congratulações pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro – ALERJ, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados no campo beneficente e social.

Em 26 de Maio de 2003, pelo Ato nº 3.826 do Grão Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil, Soberano Irmão Laelson Rodrigues, é concedida a condecoração da Estrela da Distinção Maçônica, por manter por mais de 30 (trinta) anos, gratuitamente uma Escola com número superior a 250 (duzentos e cinquenta) alunos, sendo reconhecida até os dias atuais como, AUGUSTA RESPEITÁVEL E GRANDE BENFEITORA LOJA SIMBÓLICA MESTRE HIRAM, Nº 1.427, Detentora da Estrela da Distinção Maçônica.

Pela Resolução 493 de 2012, aprovada na Sessão de 08 de Maio de 2012, é concedida a Medalha Tiradentes pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro – ALERJ.

Recebe em 13 de Agosto de 2013, Moção de Congratulações e Aplausos, pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro – ALERJ, pelos relevantes serviços prestados à sociedade.

No dia 20 de Agosto de 2014, é concedida Moção de Congratulações e Aplausos, pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro – ALERJ, em homenagem ao do Dia do Maçom.

Pelo transcurso do Dia do Maçom, em 19 de Agosto de 2015, recebe Moção de Congratulações e Aplausos pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro – ALERJ.

Em 22 de Novembro de 2017, é concedida pela Câmara Municipal de Nova Iguaçu a Medalha de Mérito Comendador Soares, pelos relevantes serviços prestados no desenvolvimento da Cidade de Nova Iguaçu.

Ao Longo da sua história a Augusta e Respeitável Loja Simbólica Mestre Hiram, teve os seguintes Veneráveis: Antenor Dias de Carvalho (1953/1955); Oswaldo Gomes Duschampes (1955/1956); Elzio Ramalho (1956/1957); Nime Jorge Harber Filho (1957/1958); Paracy Cruz Mesquita (1958/1959 – 1960/1961 – 1973/1975); José Antonio Marques (1959/1960); Péricles Barbosa de Souza (1961/1962); Walter Alvarenga Ribeiro (1962/1963); Balthazar Carvalho (1963/1965); Carlos Ferreira Baptista Filho (1965/1967); Pytias Lobo de Souza Antunes (1967/1968) Alcy Rodrigues (1968/1969 – 1977/1979); Juvenal Marcelino de Carvalho (1969/1971); Guido Pamplona Machado (1971/1973); Luiz Reis (1975/1977); Odilardo Alves (1979/1981 – 1999/2001); Luiz Scapim (1981/1983); Alberto Nilson Ramos (1983/1985); Wilson Pereira da Silva (1985/1987); Manoel Jose de Oliveira Esteves (1987/1989); Manoel Pereira Sardinha (1989/1991); Paulo Gomes dos Santos Filho (1991/1993); Vicente de Paula Azevedo (1993/1995); José Américo De Azeredo (1995/1997); Antonio Jorge Ferreira dos Santos (1997/1999); Marcelo Lopes de Oliveira (2001/2003); José Carlos Giraldez (2003/2005); Gílsio Augusto Gomes de Souza (2005/2007); Paulo Cesar Urbani Ferreira (2007/2009); Sylvio Roberto de Menezes (2009/2011); João Caldas de Oliveira (2011/2013); Nabi Miguel (2013/2015); Robson Oliveira Hoffman Kaizer (2015/2017) e Jadir Elias Carvalho dos Santos (2017/2019).

Deixamos aqui a todos os Irmãos Obreiros úteis e dedicados a nossa Gratidão Eterna, por se empenharem em construir, reconstruir, cuidar, ornar, ampliar, melhorar, respeitar e reformar, a nossa amada AUGUSTA RESPEITÁVEL E GRANDE BENFEITORA LOJA SIMBÓLICA “MESTRE HIRAM”. 

Pesquisa elabora pelo irmão Venerável Mestre Jadir Elias Carvalho Dos Santos
Administração 2017/2019  – ARGBLS MESTRE HIRAM

 

 
 
 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *